19 3365.8297

Fontes móveis e fontes estacionárias: entenda as diferenças entre os tipos de fontes emissoras

Fontes móveis e fontes estacionárias

Quando pensamos em emissões, é comum imaginar o lançamento de gases na atmosfera. Apesar deste ser um resumo da atividade, é importante destacar que existem muitas diferenças, uma vez que não se restringem a gases. Elas podem ocorrer também por meio da liberação de matéria líquida e sólida. Além disso, há categorias para definir o tipo de ação, como é o caso das fontes móveis e estacionárias.

Leia também: Entenda mais sobre o CONAMA e o que ele prevê para reduzir os impactos das emissões fugitivas

Nesse caso, a categorização está relacionada à natureza de cada fonte. Tratando-se das fontes móveis, estas, como o nome sugere, caracterizam-se por não estarem situadas em um lugar fixo. É o caso de carros, aeronaves, trens, navios e outros meios de transporte.

Assim, é evidente que esse tipo de emissão ocorre principalmente em grandes metrópoles, principalmente naquelas em que há o movimento de diferentes tipos de veículos. Isso se deve ao fato de cada tipo de automóvel contar com combustíveis diferentes, que por sua vez emitem substâncias distintas. Para entender um pouco melhor, além do monóxido de carbono emitido por todos os veículos, existem as seguintes diferenças:

  • Veículos leves de passageiro: utilizam principalmente gasolina ou álcool como combustível, assim, emitem hidrocarbonetos; 
  • Leves comerciais: utilizam gás natural veicular (GNV) ou óleo diesel. Por conta disso, emitem óxidos de nitrogênio, hidrocarbonetos e material particulado. Vale ressaltar que, o GNV é considerado uma fonte menos agressiva ao meio ambiente, já que o combustível reduz em 65% a emissão de gases poluentes;
  • Veículos pesados: utilizam apenas óleo diesel, desse modo, emitem principalmente material particulado.

Leia também: Como o monitoramento de gases agrega benefícios para a sua empresa e o meio ambiente

Fontes estacionárias: conheça as características desse tipo emissão

Fontes móveis e fontes estacionárias

As fontes estacionárias se caracterizam por estarem em um local fixo. É o caso de refinarias, indústrias químicas, centros de energia elétrica e usinas termoelétricas. Dessa maneira, estamos lidando com ramos industriais, que apresentam grande potencial poluidor e, por isso, requerem uma atenção especial.

Assim, empresas como a Start5g atuam por meio de uma análise detalhada para atender clientes de diferentes áreas produtivas, avaliando os parâmetros de emissões associadas à atividade, viabilizando correções e otimizações de performance de acordo com os padrões estabelecidos pelas normas ambientais.

A Star5g

A Start5g é uma empresa de engenharia e consultoria ambiental, especializada na elaboração de estudos e avaliações de emissões atmosféricas e qualidade do ar. Com o suporte de profissionais que possuem mais de 20 anos de experiência no mercado sul-americano, o seu principal objetivo é fornecer soluções ambientais por meio de tecnologias inovadoras e atendimento personalizado para cada cliente.

Com atuação em todo território nacional e América Latina, a Start5g está apta para atuar em sinergia com os clientes, atendendo às suas respectivas necessidades e de modo a oferecer soluções inteligentes e que cumpram a legislação ambiental. Conheça o nosso LinkedIn!