
O inventário de gases de efeito estufa é essencial para controlar a emissão das substâncias, uma vez que permite mapear as fontes em todos os processos efetuados por empresas. Além disso, ajuda a quantificar e monitorar essas atividades, de modo a efetuar registros que podem ser consultados futuramente.
Sendo assim, é preciso saber como o inventário é elaborado. Primeiramente, é necessário estabelecer que existem protocolos e normas, sendo a ISO 14.064 a mais utilizada. Por meio do seguimento das diretrizes, é possível definir as etapas em:
- Definição de abrangência;
- Definição do período de referência e ano-base;
- Identificação ou revalidação de fontes e sumidouros;
- Coleta de informações;
- Cálculo de emissões e remoções;
- Cálculo de incertezas;
- Apresentação de resultados.
Quais são os benefícios do inventário de gases de efeito estufa?

Além de ajudar na preservação ambiental e na obtenção de informações que podem melhorar os processos da empresa, o inventário se destaca por oferecer diferentes benefícios. Entre eles, estão:
- Possibilidade de identificar oportunidades de melhoria nos processos internos;
- Maior precisão no cálculo das emissões;
- Redução de erros nos processos adotados pela companhia;
- Dados mais confiáveis, permitindo que se tenha maior confiança na tomada de decisão;
- Estabelecimento das coleta de dados.
Leia também: Operações em tanques: confira alguns cuidados
A Star5g
A Start5g é uma empresa de engenharia e consultoria ambiental, especializada na elaboração de estudos e avaliações de emissões atmosféricas e qualidade do ar. Com o suporte de profissionais que possuem mais de 20 anos de experiência no mercado sul-americano, o seu principal objetivo é fornecer soluções ambientais por meio de tecnologias inovadoras e atendimento personalizado para cada cliente.
Com atuação em todo território nacional e América Latina, a Start5g está apta para atuar em sinergia com os clientes, atendendo às suas respectivas necessidades e de modo a oferecer soluções inteligentes e que cumpram a legislação ambiental. Conheça o nosso LinkedIn!