19 3365.8297

Com gestão de riscos em espaços confinados, a sua empresa evita uma série de danos à saúde

espaços confinados

Em indústrias que geram gases poluentes, os cuidados são redobrados, uma vez que as substâncias apresentam alto risco para o meio ambiente e para a saúde humana. Esse tipo de atenção é ainda mais importante no caso de empresas que lidam com espaços confinados, que por sua vez são projetados para que os funcionários não passem muito tempo nos ambientes.

Leia também: Definição de Rotas de Monitoramento: com esse auxílio, a sua empresa mapeia todos os pontos de emissão

Desse modo, para evitar problemas, é preciso que a empresa esteja atenta para as normas reguladoras. A primeira delas é a NR 33 – Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaço Confinado. Nesse caso, a sua função é determinar os requisitos que definem esses ambientes, o que possibilita o reconhecimento, avaliação, monitoramento e controle dos riscos. 

Isso significa que a partir dessa norma é possível implementar medidas de segurança, bem como regras específicas para as áreas.

Quais são os riscos relacionados aos espaços confinados? 

Riscos atmosféricos: estão relacionados a presença de substâncias danosas, como gases tóxicos, vapores inflamáveis, poeiras e névoas. Além disso a falta ou excesso de oxigênio também pode comprometer a saúde e a integridade física dos funcionários. 

Riscos químicos: se deve a exposição a substâncias químicas, que por sua vez podem se manifestar de modo inflamável, corrosivo, tóxico ou irritante. 

Riscos biológicos: no caso de acúmulo de bactérias, os espaços podem se tornar perigosos por meio da proliferação de fungos, vírus e demais substâncias danosas. 

NBR 16.577: conheça a outra norma reguladora para espaços confinados 

Criada como substituta da norma NBR 14,787, a NBR 16.577 estabelece os requisitos básicos para segurança, tanto dos colaboradores quanto para o local de trabalho. 

Entre as medidas previstas pela norma está o monitoramento de gases, o que significa que todo ambiente deve contar com um detector pronto para identificar, pelo menos, quatro diferentes tipos de substâncias. Desse modo, é importante contar com um parceiro que ofereça esse serviço de modo eficiente, como é o caso da Start5g. 

Com o nosso auxílio, a sua empresa estará de acordo com as diretrizes, garantindo a proteção não somente de funcionários, mas também do meio ambiente! 

Leia também: Por que a sua empresa deve medir as Partículas Totais em Suspensão (PTS)?

A Start5g 

A Start5g é uma empresa de engenharia e consultoria ambiental, especializada na elaboração de estudos e avaliações de emissões atmosféricas e qualidade do ar. Com o suporte de profissionais que possuem mais de 20 anos de experiência no mercado sul-americano, o seu principal objetivo é fornecer soluções ambientais por meio de tecnologias inovadoras e atendimento personalizado para cada cliente. 

Com atuação em todo território nacional e América Latina, a Start5g está apta para atuar em sinergia com os clientes, atendendo às suas respectivas necessidades e de modo a oferecer soluções inteligentes e que cumpram a legislação ambiental. Conheça o nosso LinkedIn!