
Quando falamos de fontes estacionárias, um dos pontos que mais deve ser destacado é o controle das emissões. Composto por uma série de procedimentos, a medida deve ser realizada de acordo com normas, que por sua vez são chamadas de marco regulatório.
Nesse caso, trata-se de um conjunto de leis e regulamentações, que juntas estabelecem os padrões e requisitos para o controle da poluição atmosférica proveniente de atividades industriais e comerciais.
Para que esse controle seja efetivo, o marco é composto pelos seguintes aspectos:
Limites de emissão: As normas estabelecem os limites máximos permitidos para a emissão de diversos poluentes, como óxidos de nitrogênio, dióxido de enxofre, material particulado e compostos orgânicos voláteis.
Monitoramento: As empresas são obrigadas a monitorar suas emissões e a fornecer dados às autoridades ambientais.
Tecnologias de controle: Em certos casos, pode ser exigida a adoção de tecnologias específicas para o controle da poluição, como filtros, precipitadores eletrostáticos e sistemas de tratamento de gases.
Licenciamento ambiental: A instalação e operação de fontes estacionárias estão sujeitas à obtenção de licenças ambientais, que estabelecem as condições para o funcionamento da atividade.
Sanções: Em caso de descumprimento das normas, as empresas podem ser sujeitas a multas, embargo das atividades e outras penalizações administrativas e penais.
Saiba quais são os benefícios do marco regulatório para a sua empresa

Além de evitar as sanções já citadas, estar de acordo com as normas também pode ajudar em outros fatores. Para entender um pouco melhor, vamos explicar os benefícios:
Proteção da saúde pública: Como é de conhecimento comum, a poluição pode causar diversos problemas de saúde. Desse modo, contar com medidas de controle é essencial para assegurar o melhor para saúde de funcionários e de toda a população.
Preservação do meio ambiente: A poluição atmosférica contribui para o efeito estufa e a acidificação da chuva, afetando ecossistemas e a biodiversidade. Nesse cenário, as normas ambientais contribuem para minimizar esses impactos.
Desenvolvimento sustentável: Ao promover práticas mais limpas e eficientes, a sua empresa atua para um desenvolvimento econômico mais sustentável, conciliando crescimento e preservação do meio ambiente.
Leia também: Análise do ciclo de vida: entenda como pode ajudar a sua empresa a ser mais sustentável
A Star5g
A Start5g é uma empresa de engenharia e consultoria ambiental, especializada na elaboração de estudos e avaliações de emissões atmosféricas e qualidade do ar. Com o suporte de profissionais que possuem mais de 20 anos de experiência no mercado sul-americano, o seu principal objetivo é fornecer soluções ambientais por meio de tecnologias inovadoras e atendimento personalizado para cada cliente.
Com atuação em todo território nacional e América Latina, a Start5g está apta para atuar em sinergia com os clientes, atendendo às suas respectivas necessidades e de modo a oferecer soluções inteligentes e que cumpram a legislação ambiental. Conheça o nosso LinkedIn!