O sistema de monitoramento contínuo é realizado com equipamentos de controle de poluição. Esse sistema atua a partir de quatro etapas, sendo elas: coleta, transporte, análise e envio.
No primeiro momento, são coletadas amostras de gases que serão avaliadas, sendo utilizado um filtro primário composto por sonda e um pré-filtro. Em seguida, o fragmento é transportado por meio de uma linha de amostragem até o painel de análise. Nesse momento, a linha é aquecida a 18°C para evitar que a substância sofra qualquer tipo de intervenção ao longo do trajeto.
Com os resultados, é possível armazenar os dados em um PLC (Programador Lógico) que, em um tempo determinado, irá consultar as informações. Assim, é gerado um arquivo que pode ser guardado no servidor, havendo possibilidade de encaminhar uma cópia para um Protocolo de Transferência de Arquivos (FTP). Se for esse o caso, os órgãos ambientais podem acessar o FTP e recortar os arquivos armazenados.
Todo esse trabalho é realizado de acordo com as necessidades da empresa cliente. Por isso, antes de efetuar o procedimento, são considerados fatores como substâncias emitidas, área de atuação, leis ambientais regionais e parâmetros. Tratando-se dos parâmetros, atendemos as seguintes especificações:
- O2;
- NOx;
- SOX;
- CO;
- CO2;
- HCT – USEPA 7E, 10 e 25A.