
Entre os serviços oferecidos pela Start5g, o monitoramento contínuo é certamente um dos que mais se destaca no quesito sustentabilidade para empresas. Para entender esses benefícios, vamos explicar como o procedimento é realizado em CO e CO2 (monóxido de carbono e dióxido de carbono, respectivamente).
Leia também: CETESB estabelece mudanças para o monitoramento de emissões de fontes fixas
Primeiramente é necessário entender as diferenças entre as substâncias. Apesar de compostas por oxigênios, contam com características distintas, sendo a primeira delas a tolerância em jornadas de trabalho. Segundo a NR-15, o CO conta com o limite de tolerância de 39 ppm em rotinas de trabalho de até 48 horas/semana, enquanto o CO2 limita-se a 3900 ppm no mesmo tempo.

Como é realizado o monitoramento contínuo?
Por conta dos limites citados, o monitoramento é fundamental para garantir a saúde e o bem-estar dos funcionários. Para isso, a Start5g realiza o serviço com eficiência, cuidado e de acordo com todas as normas vigentes.
O sistema de monitoramento contínuo é realizado com equipamentos de controle de poluição. Esse sistema atua a partir de quatro etapas, sendo elas: coleta, transporte, análise e envio.
No primeiro momento, são coletadas amostras de gases que serão avaliadas, sendo utilizado um filtro primário composto por sonda e um pré-filtro. Em seguida, o fragmento é transportado por meio de uma linha de amostragem até o painel de análise. Nesse momento, a linha é aquecida a 18°C para evitar que a substância sofra qualquer tipo de intervenção ao longo do trajeto.
Monitoramento contínuo gera base de dados
Com os resultados, é possível armazenar os dados em um PLC (Programador Lógico) que, em um tempo determinado, irá consultar as informações. Assim, é gerado um arquivo que pode ser guardado no servidor, havendo possibilidade de encaminhar uma cópia para um Protocolo de Transferência de Arquivos (FTP). Se for esse o caso, os órgãos ambientais podem acessar o FTP e recortar os arquivos armazenados.
Todo esse trabalho é realizado de acordo com as necessidades da empresa cliente. Por isso, antes de efetuar o procedimento, são considerados fatores como substâncias emitidas, área de atuação, leis ambientais regionais e parâmetros.
Leia também: CETESB determina limites de emissão para fontes que utilizam derivados de madeira
A Start5g
A Start5g é uma empresa de engenharia e consultoria ambiental, especializada na elaboração de estudos e avaliações de emissões atmosféricas e qualidade do ar. Com o suporte de profissionais que possuem mais de 20 anos de experiência no mercado sul-americano, o seu principal objetivo é fornecer soluções ambientais por meio de tecnologias inovadoras e atendimento personalizado para cada cliente.
Com atuação em todo território nacional e América Latina, a Start5g está apta para atuar em sinergia com os clientes, atendendo às suas respectivas necessidades e de modo a oferecer soluções inteligentes e que cumpram a legislação ambiental. Conheça o nosso LinkedIn!