Elaborado de acordo com a Resolução Conama nº 316, o teste de queima em fornos e incineradores compreende um conjunto de medições que visa avaliar as condições operacionais desses sistemas. Assim, é possível certificar a compatibilidade das atividades desenvolvidas pela empresa com as Leis ambientais. Tratando-se das diretrizes, estas contemplam fatores como limites de emissões e as exigências técnicas fixadas pelo órgão ambiental competente.
Além disso, a realização do teste de queima é obrigatória para empresas que desejam obter licenciamento, renovação de licença e demais modificações relacionadas às condições de operação.
Como os testes de queima em fornos e incineradores são realizados?
Entre os aspectos avaliados, de acordo com a Resolução Conama, estão:
- Art. 2º: a data para realização do teste deve ser estabelecida em comum acordo com o órgão ambiental, que acompanhará todas as operações do procedimento, bem como o controle e inspeção para a liberação dos lotes de resíduos e o seu transporte.
- Art. 34.: no início do teste de queima, é necessário avaliar o sistema de intertravamento para interromper automaticamente a alimentação de resíduos.
- Art. 35.: as coletas de amostras deverão ser realizadas em triplicatas.
Já em relação às informações que devem constar na realização do teste, a Start5g efetua o serviço com base em dados como:
- Objetivo do teste;
- Fluxogramas do processo, com indicação dos pontos de alimentação, descrição e capacidade dos sistemas de alimentação;
- Descrição dos equipamentos do sistema de queima;
- Tipos e descrição sucinta dos componentes do sistema;
- Nome da fabricante;
- Capacidade máxima de projeto e capacidade nominal;
- Origem de cada resíduo e quantidade estocada;
- Taxa de metais e teores de cloro total/cloreto, fluoretos, enxofre, cinzas e umidade;
- Seleção dos Principais Compostos Orgânicos Perigosos (PCOPs).