
A emissão de gases poluentes é um tema que apresenta certa complexidade, uma vez que substâncias distintas podem ser emitidas. Por isso, é importante conhecer as características de cada uma, como é o caso das PM10.
Leia também: Padrões de Qualidade do Ar: conheça as normas
As PM10 são um tipo de partículas inaláveis que apresentam diâmetro inferior a 10 micrometros (μm). Desse modo, são muito pequenas, fato que as torna muito perigosas por serem facilmente inaláveis e absorvidas pelo aparelho imunológico. Nesse processo, a corrente sanguínea pode ser contaminada, provocando doenças sérias.
Sendo assim, o monitoramento desse tipo de poluentes deve ser uma das prioridades das empresas que os emitem. A saber, os ramos que mais geram a substância, estão:
- Instalações de Combustão;
- Atividades Agrícolas;
- Tratamento de Madeiras;
- Atividades Industriais;
- Metalúrgicas;
- Exploração Mineira;
- Construção Civil;
- Refinarias.
Como controlar a emissão de PM10?

Devido às características citadas, as PM10 requerem um controle regido por normas. Assim como acontece em diversos países no mundo, o Brasil está atento a esse assunto, contando com diferentes resoluções do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) e demais decretos.
Entre as diretrizes, é possível destacar a Decreto-Lei n.º 102/2010, que estabelece fatores como:
- Valores limite da concentração PM10 no ar ambiente;
- Regras de gestão da qualidade do ar que lhe são aplicáveis;
- Regime de avaliação e gestão da qualidade do ar ambiente, considerando as normas, as orientações e os programas da Organização Mundial de Saúde.
Assim, fica estabelecido que, por dia, é permitido emitir 50 µg/m³ (a não exceder mais de 35 vezes por ano civil), havendo tolerância de 50%. Já por ano, a emissão não deve exceder 40 µg/m³ e a tolerância é de 20%.
Leia também: Como o monitoramento de gases agrega benefícios para a sua empresa e o meio ambiente
A Star5g
A Start5g é uma empresa de engenharia e consultoria ambiental, especializada na elaboração de estudos e avaliações de emissões atmosféricas e qualidade do ar. Com o suporte de profissionais que possuem mais de 20 anos de experiência no mercado sul-americano, o seu principal objetivo é fornecer soluções ambientais por meio de tecnologias inovadoras e atendimento personalizado para cada cliente.Com atuação em todo território nacional e América Latina, a Start5g está apta para atuar em sinergia com os clientes, atendendo às suas respectivas necessidades e de modo a oferecer soluções inteligentes e que cumpram a legislação ambiental. Conheça o nosso LinkedIn!