19 3365.8297

Monitoramento de PTS

As Partículas Totais em Suspensão (PTS) são provenientes de um material sólido ou líquido suspenso no ar. Com isso, podem ser encontradas em diferentes formas, como poeira, neblina, aerossol, fumaça, fuligem e demais substâncias. Por se tratar de partículas muito pequenas, apresentando diâmetro aerodinâmico menor que 50 μm (micrômetro), é necessário contar com um monitoramento de PTS extremamente rigoroso e eficiente, como o realizado pela Start5g.

Além disso, a emissão pode ocorrer de maneiras distintas:

  • Processos de combustão;
  • Uso de veículos;
  • Fontes naturais como o vento;
  • Vulcões.

Como o monitoramento de PTS é realizado?

Uma vez que a emissão de PTS pode ocorrer de diferentes maneiras, o monitoramento é efetuado de acordo com normas que estipulam o tempo de amostragem em 24 horas. A análise é efetuada para medir, comparar e auxiliar a estipular medidas que controlem possíveis impactos ambientais atmosféricos.

Para que isso seja possível, a Start5g efetua o procedimento pela coleta de amostras de PTS, utilizando metodologias alinhadas com a norma ABNT NBR 9547, de 1997, a qual determina as medidas relacionadas aos testes envolvendo material particulado em suspensão no ar ambiente. Desse modo, é utilizado o Amostrador de Grande Volume (AGV/Hi-Vol), um equipamento que capta o ar do ambiente com vazão controlada através de um filtro, em velocidade facial uniforme.

Ao fim do processo, é emitido um laudo técnico constando o resultado da qualidade do ar nos pontos de monitoramento pré-definidos. Assim, a sua empresa pode analisar se está em conformidade com a legislação, de maneira que não exponha a saúde pública a riscos, como problemas respiratórios, cardiovasculares e de intoxicação.