As emissões evaporativas de tanques são compostas por vapores de combustível, havendo um limite máximo de difusão estipulado pela Resolução n°492. Por meio da implementação do sistema de controle e modelagem, é possível reduzir o lançamento das substâncias na atmosfera.
Entre as substâncias emitidas, estão os Compostos Orgânicos Voláteis (COVs), sendo eles um dos poluentes mais comuns na indústria, principalmente, no caso dos tanques de armazenamento. Isso se deve ao fato de os componentes realizarem a emissão de vapores quando ocorrem pequenas variações de pressão, temperatura e nível do produto. Além disso, existem diferentes tipos de emissão, sendo elas:
- Standing Storage Losses: geradas durante os períodos de armazenagem dos produtos;
- Working Losses: produzidas durante os processos de carregamento e descarregamento de produtos.
A Start5g utiliza o modelo matemático “Tanks – EPA”, contemplado em um software responsável por medir emissões de efluentes gasosos por meio de aberturas dos tanques de armazenamento. Com o programa, é possível utilizar dados físicos específicos, além da composição química do produto armazenado e a localização geográfica. Desse modo, são geradas informações relativas às emissões mensais e anuais para cada material ou mistura de produtos e substâncias químicas.
Entre os benefícios do serviço, é possível destacar:
- Mapear suas emissões e gerenciá-las;
- Atender a requisitos legais;
- Buscar oportunidades de redução de emissões.