Realizado com auxílio de um aparelho chamado analisador de gases de combustão, o teste de combustíveis e queimadores é efetuado por meio de uma sonda inserida na chaminé. Com esse equipamento, são coletadas amostras que mais tarde serão avaliadas de acordo com valores e parâmetros determinados pela regulagem dos queimadores. Em seguida, é elaborado um relatório com as medições e a impressão dos dados coletados assim como o ganho gerado na nova regulagem.
A Star5g elabora a análise para equipamentos como caldeiras, aquecedores de água, aquecedor de fluído térmico, fornos etc. Assim, como acontece no controle de combustão, a atividade tem como finalidade a economia de combustível nos processos realizados nesses equipamentos. Para isso, são aplicados o monitoramento e a regulagem dos queimadores no processo de combustão, que por sua vez oferecem benefícios como:
• Amenização do impacto ambiental;
• Melhora do índice de custo-benefício do vapor gerado, ou aquecimento utilizado;
• Elevação do nível de segurança do equipamento e dos operadores.
Quais são os benefícios dos testes de combustíveis e queimadores?
Para avaliar a qualidade dos combustíveis e queimadores, é preciso considerar a eficiência de combustão. Esse parâmetro serve para indicar a capacidade do queimador em efetuar a sua função, sendo necessário avaliar a quantidade de combustível que deixa de ser queimado. Desse modo, é definida a eficiência de todo o processo produtivo.
Tratando-se das perdas citadas, estas ocorrem devido aos gases de combustão lançados pela chaminé. Sendo assim, é preciso observar esse fator, visando garantir que os queimadores analisados possam obter uma queima limpa.
Assim, é possível obter ganhos para a operação da empresa e para o meio ambiente, como a prevenção de problemas como:
- Perda da biodiversidade;
- Poluição atmosférica;
- Alterações climáticas;
- Redução da camada de ozônio.