19 3365.8297

Monitoramento das Emissões Fugitivas

Previstos em lei, o monitoramento e o controle de emissões fugitivas são realizados pela Start5g de acordo com os parâmetros e normas técnicas em vigência. Além de ser indispensável para o cumprimento de normas ambientais, o serviço auxilia na padronização dos procedimentos industriais, possibilitando reparos sempre que necessário.

O monitoramento e controle de emissões fugitivas são soluções muito eficientes na medida em que, alguns equipamentos não possuem componentes específicos para o controle do fluxo, facilitando o lançamento de matérias líquidas, sólidas ou gasosas na atmosfera de forma desenfreada.

Como o monitoramento das emissões fugitivas é realizado?

Para garantir a eficiência, o serviço é efetuado de maneira periódica por profissionais tecnicamente experientes. Por isso, os cálculos das emissões são realizados através de um software de gerenciamento, responsável por converter a concentração em ppm (partes por milhão) para kg, uma medida estabelecida pelo protocolo EPA-453/R-95-017 da USEPA (United States Environmental Protection Agency). 

O método de monitoramento segue as seguintes especificações para a escolha do monitor a ser utilizado:

  • O detector de VOC (Compostos Orgânicos Voláteis) deverá atender aos compostos orgânicos processados;
  • O alcance de resposta e o alcance medido pelo instrumento, assim como o gás de calibração, devem assegurar a definição de vazamento determinado;
  • A escala de leitura do analisador deve ser de + ou – 2,5% da concentração de vazamento especificada;
  • O analisador deve ser equipado com uma bomba para amostragem contínua, numa vazão entre 0,1 e 3,0 L/min.;
  • O analisador deve ser seguro para operações em atmosferas explosivas;
  • A sonda do analisador (ou extensão da sonda) não deve ultrapassar 0,25 de diâmetro externo.